Mais uma vez Chael Sonnen roubou a cena. No evento onde as lutas principais valiam o cinturão dos penas (66kg) e dos leves (70kg), o falastrão norte-americano protagonizou o momento mais comentado ao desafiar Anderson Silva depois de massacrar Brian Stann.
Sonnen dominou Stan sem dificuldade e o finalizou com um katagatame. Chamou Anderson de merda e o desafiou a uma revanche em seguida. Disse que se vencer, quer vê-lo fora da divisão dos médios (84kg). Se perder, prometeu abandonar o UFC. Momento tenso no evento promovido agorinha. Palavras dele:
– Anderson Silva, você é um merda. Fim de semana do Super Bowl: se eu vencer, você deixa a categoria; se você vencer, eu deixo o UFC.
Anderson ouviu tudo do lado de fora do octógono fazendo cara de medo, como se tentasse ser irônico. Não tenho certeza se ele entendeu bem o desafio, mas essa luta, creio, será casada em breve e deve preocupar mesmo o campeão.
Sonnen mostrou há pouco que tem jogo para bater qualquer um, desde que não caia numa finalização, seu maior ponto fraco. O repertório de quedas dele é um dos mais eficientes. Apesar de ter sido derrotado por Anderson, foi o único que até hoje castigou o brasileiro. Merece encará-lo de novo.
Há pouco, o campeão José Aldo viveu mesmo o maior desafio da carreira contra o experimentado Kenny Florian. Ele venceu depois de 25 minutos de confronto. Rounds parelhos, mas sempre a favor do manauara. Com exceção do round 1.
Foi a última chance de Florian sagrar-se campeão. Aos 35 anos e com três oportunidades de tomar o cinturão desperdiçadas, ele não deve ter mais tempo de chegar ao topo.
Aldo segue se firmando como um ícone do MMA e logo, logo deve migrar para os leves.
O combate que fechou o UFC 136 foi digno de um confronto pelo título. Por quase 20 minutos, os arquirivais Frankie Edgard e Gray Maynard trocaram socos, quedas e chutes. Nos minutos iniciais Maynard quase roubou o cinturão ao impor uma saraivada de golpes que por pouco não apagaram o campeão.
Edgard, entretanto, se recuperou nos rounds seguintes e passou a dominar a luta. No round 4, ele acertou um soco de baixo pra cima conhecido no boxe como upper para depois fuzilar Maynard com golpes no solo. Nocaute técnico e, por ora, fim de uma rivalidade antiga. Edgard tinha uma derrota e um empate contra ele. Agora, anota a vitória mais contundente da melhor de três.
No duelo verde amarelo do UFC 136, os brasileiros Jorge Santiago e Demian Maia travaram uma luta de vida ou morte, já que ambos vinham de derrotas. Prevaleceu a experiência no octógono de Demian que se saiu vencedor depois de 15 minutos de combate morno. A cabeça de Santiago deve rolar pela segunda vez, pois anos atrás ele também foi demitido do Ultimate.
UFC 136
Texas, Estados Unidos
Card principal:
– Frankie Edgar derrotou Gray Maynard por nocaute técnico a 3min53s do 4R;
– José Aldo derrotou Kenny Florian na decisão unânime dos juízes;
– Chael Sonnen finalizou Brian Stann com um kata-gatame a 3min51s do 2R;
– Nam Phan derrotou Leonard Garcia na decisão unânime dos juízes;
– Joe Lauzon finalizou Melvin Guillard com um mata-leão a 47s do 1R;
Card preliminar:
– Demian Maia derrotou Jorge Santiago na decisão unânime dos juízes;
– Anthony Pettis derrotou Jeremy Stephens na decisão dividida dos juízes;
– Stipe Miocic derrotou Joey Beltran na decisão unânime dos juízes;
– Darren Elkins derrotou Tiequan Zhang na decisão unânime dos juízes .
– Aaron Simpson derrotou Eric Schafer na decisão unânime dos juízes;
– Mike Massenzio derrotou Steve Cantwell na decisão unânime dos juízes;
