Próximo combate é valido pela categoria dos médios (até 84 quilos) e caso o niteroiense vença, este, quem sabe pode ser o início de sua história vitoriosa no UFC
Se o universo dos eventos de MMA (artes marciais mistas) fosse visto como uma montanha onde os atletas através de seus nocautes e finalizações se aproximam gradualmente do topo, o cume seria pisar no octógono do Ultimate Fighting Championship. E a casa dos principais lutadores do mundo pode ganhar o reforço de um dos principais nomes do esporte em Niterói: Gustavo Ximu está prestes a conquistar sua décima vitória consecutiva e espera ganhar uma oportunidade dos promotores do UFC.
Para transformar o sonho de integrar um card em uma das edições do Ultimate ,Ximu que irá realizar sua 32ª luta profissional e tem nove vitórias consecutivas em seu cartel, mira um triunfo diante do argentino Matias Sosa no Campos Combat, evento de MMA que será realizado na próxima sexta-feira, a partir das 18 horas, em Campos dos Goytacazes, Região Norte do Estado. O combate é valido pela categoria dos médios (até 84 quilos) e caso o niteroiense vença, acredita que pode ser o início de sua história no UFC.
“Os promotores do UFC costumam buscar lutadores com um bom número de vitórias consecutivas, cerca de nove a dez. Acredito que nesta sexta-feira vou alcançar essa décima vitória e já foi realizado um contato de lutar lá com esse resultado. Os melhores atletas do mundo estão lá e quero provar para mim mesmo que sou capaz de competir nesse nível”, explicou Ximu, de 36 anos.
Além dos próprios esforços, Gustavo também conta com a amizade de um verdadeiro fenômeno do Ultimate para facilitar sua caminhada no octógono mais famoso do mundo: o canadense campeão dos meio-médios (até 77 quilos) Georges St-Pierre. Parceiros de treino, os dois estiveram afastados recentemente em função de seus compromissos.
“Infelizmente não pude ajudá-lo na próxima luta do UFC em função do meu compromisso no Campos Combat. Mas sei que alguns organizadores do evento já buscaram referências sobre mim com o Georges e ele deu seu aval. Então acho que já foi uma grande ajuda que ele me deu e estou contando com essa décima vitória para bater o martelo, entrar no evento e poder lutar ao lado dele”, disse o faixa-preta de jiu-jitsu.
No entanto, antes de projetar sua chegada ao UFC, Ximu sabe que terá um desafiante duro pela frente no Campos Combat, mas está confiante que seu jogo vai superar o do rival argentino Matias Sosa.
“O que sei sobre meu adversário é que ele é bastante duro em pé e até agressivo, é conhecido como ‘bad boy’ onde ele mora. Mas estou bem treinado, confiante e vou buscar o nocaute. Estou me sentindo 100% para nocautear ou finalizar”, declarou com segurança.
Projeto – Além dos planos de integrar o estrelado elenco de lutadores do Ultimate Fighting Championship, Ximu também pretende dar início até o final do ano em um projeto de criação de um centro de treinamentos específicos para atletas amadores e profissionais de MMA. Dessa forma o lutador niteroiense acredita que estará contribuindo ainda mais para fortalecer a base esportiva da cidade e confirmar a fama de celeiro de grandes atletas.
“Aqui em Niterói tenho a minha equipe de Muay Thai, que é comandada pelo Diogo Tavares, e alguns lutadores que participam de eventos menores de MMA. Então tenho esse sonho de expandir minha academia e destinar uma parte dela somente para o MMA, já tenho um minicage profissional. Assim vamos poder fortalecer ainda mais a equipe e lançar os atletas em grandes eventos nacionais e internacionais. Quero iniciar isso até o fim deste ano”, afirmou.
VIDEO DO 5º SEMINÁRIO DADO PELO ATLETA EM NITÉROI COM A EQUIPE DIOGO TAVARES/XIMÚ