Enquanto aguarda o próximo desafio no UFC, a nova aposta do Brasil na categoria dos meio-médios Erick Silva ajuda Rodrigo Minotauro nos treinos para a revanche contra Frank Mir no dia 10 de dezembro.
Com 13 vitórias em 14 lutas, Erick estreou com o pé, ou melhor, com a mão direita no UFC ao nocauetar nos segundos iniciais o compatriota Luis Beição, em agosto, na edição carioca do maior evento de MMA do mundo.
Entusiasmado com o desempenho de Minotauro no treinos, Erick disse ao blog MMA Por Dentro da Arena que seu parceiro de time tem tudo para bater Mir. Segundo ele, Minotauro nunca esteve tão solto no octógono. “Antes Minotauro tava paradão…Agora, ele ta solto”, decretou.
Acompanhe a entrevista exclusiva com o atleta:
POR DENTRO DA ARENA – O UFC te procurou para armar seu próximo combate?
ERICK – Hoje eu to apenas treinando bastante para manter meu corpo preparado para um próximo combate. Mas o UFC ainda não armou minha próxima luta. To focando a parte de preparação física com o Rogério Camões e o boxe com o Josuel Distak. Tenho treinado também na Team Nogueira com o Minotauro e o Minotouro.
O Luis Beição (oponente abatido por Erick) disse que logo mais ele volta a lutar. Mas você que o venceu ainda nem foi procurado pelos cartolas do UFC?
Isso eu não sei. Eles costumam entrar em contato com o meu empresário Wallid Ismail. Não sei se tão falando com ele sobre isso, mas ele tem me dito que em breve eu volto a lutar. To esperando. Por enquanto to treinando forte e fazendo a minha parte para estar bem preparado quando me chamarem.
Você citou o Rogério Camões (preparador físico) por que você sente que o preparo físico pode ser o maior buraco no seu jogo hoje?
Hoje no MMA condicionamento físico é 80% do jogo. Todos precisam se dedicar muito nesse ponto. Quem não tiver gás ta fora do jogo. Não apenas eu, mas todos devem evoluir nisso.
Treinando na Team Nogueira com Minotauro e Minotouro você sente que ta evoluindo no seu jogo de solo?
Com certeza. Eu sou faixa-preta de jiu-jitsu, mas lá na Team Nogueira a gente se dedica muito ao solo e eu curto muito. Na semana passada fui atropelado pelo Minotauro no solo. Ele ta voando para a luta contra o Frank Mir (em dezembro).
Você sente o Minotauro bem mais afiado para encarar o Mir do que na vitória dele no UFC Rio contra o Brendan Schaub?
Com certeza. São dois momentos diferentes. Contra o Schaub ele voltava de duas cirurgias. Mas ele entrou bem na luta. Agora ele ta se sentindo ainda melhor e mais confiante já que venceu o Schaub. Pra mim ele ta em um ótimo momento. Ta focado, ta bem fisicamente, ta inteiro. Vocês verão um Minotauro ainda melhor do que aquele da luta contra o Schaub.
O que você nota de diferente do Minotauro de antes das cirurgias para o Minotauro de hoje?
Antes o Minotauro tava mais paradão nos treinos. Agora, a movimentação dele mudou. Ta bem mais solto. Ele gosta de treinar comigo porque sou 30 quilos mais leve e me movimento bem. Ele hoje ta acompanhando meu ritmo de giro nos treinos mesmo pesando mais de 100 quilos. Sinto que a movimentação dele ta bem melhor. O problema no quadril que limitava a movimentação dele não atrapalha mais.
Por que o Minotauro de hoje ta mais preparado para enfrentar o Mir de novo?
Na primeira vez que o Minotauro enfrentou o Mir ele vinha de infecção no joelho e não tava se movimentando como agora. São momentos diferentes. Será outro Minotauro agora.