Dois brasileiros estão a poucas horas de serem testados no octógono mais prestigiado do MMA mundial. Logo mais, a partir de 15h30, em Birmingham, na Inglaterra, acontece a edição 138 do UFC. O veterano Thiago Pitbull anos atrás perdeu a disputa de cinturão entre os meio-médios (77kg) e hoje encara o invicto em oito lutas e estreante no UFC Papy Abedi.
O cearense Pitbull tem apenas uma vitória nas últimas quatro lutas e briga para se reerguer na categoria. Pode até ser degolado em caso de derrota. Por pouco não excedeu o peso permitido na divisão dele. Só atingiu os 77 quilos na segunda tentativa. Veja acima a pesagem do UFC 138 que terá no combate principal Chris Leben vs Mark Munoz.
Outro brasileiro que luta logo mais é o maior nome nacional hoje entre os pesos galos (61kg) Renan Barão. Vem de 26 vitórias e só foi derrotado quando estreou no MMA, em 2005.
Segue texto de Ciro Marques sobre o desafio de Renan Barão:
Renan Barão luta logo mais em Birmingham, Inglaterra. O card principal do UFC-138 começa às 18h (horário de Brasília, 17h em Natal), e vai ser transmitido ao vivo para todo o mundo.
Esta é a segunda luta de Barão no UFC. A primeira foi em maio, quando venceu o americano Cole Escovedo, nos Estados Unidos. Por isso, inclusive, o fato da luta contra o inglês Brad Pickett ser na Inglaterra, não assusta o natalense morador do bairro das Quintas. “Estou tranquilo. Treinei bem, estou preparado e não vou me sentir pressionado. Acho até que a pressão vai ser para ele, que vai lutar em casa e está estreando no UFC”, garante o lutador brasileiro.
O experiente Bard Pickett, 32 anos, oito a mais que Barão, é conhecido como “Um Soco”, pela força que apresenta no boxe. Essa é até uma das características que o brasileiro já andou estudando sobre o adversário. “Sei que ele é um cara duro, que aguenta a troca de golpes. Espero poder demonstração também minha força no boxe, meu jiu jitsu e fazer uma boa apresentação”, afirma Renan.
Uma boa apresentação no UFC-138, somada a uma vitória contra o inglês, deixa Renan Barão bem próximo da luta pelo cinturão da categoria, que atualmente pertence a Dominique Cruz. “Sei que minha hora vai chegar. Vencendo neste sábado, fico mais perto. Contudo, quero pensar mesmo é no Pickett. Penso no cinturão depois da luta”.
Além de Renan Barão, o UFC-138 vai ter o também brasileiro Thiago Alvez contra Papy Abedi, pela categoria meio-pesado. O confronto considerado o principal do UFC-138 vai ser entre o Mark Munoz e Chris Leben, que venceu o brasileiro Wanderlei Silva em sua última luta. “Para mim, é uma honra fazer o co-evento (penúltima luta da noite) de um UFC tão disputado como esse”.
Tendo atingido o peso de 61 quilos, limite da categoria galo, Barão acaba com uma rotina cansativa de exercícios para perder peso. Em apenas uma semana, o lutador precisou perder nove quilos para garantir sua participação na luta. “Não foi fácil. Costumo sempre dizer que meu maior adversário antes das lutas é a balança. E é mesmo”, brinca. Brad Pickett bateu a marca de 60 quilos e também está garantido no confronto.
Renan Barão
Renan do Nascimento Mota Pegado, 24 anos, mais conhecido como Renan Barão, é um dos destaques do MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Mistas) brasileiro e já coleciona três lutas internacionais, sendo duas nos Estados Unidos e uma no Canadá. Atualmente, tem o invejável histórico de 28 vitórias, um empate e uma derrota. Não perde desde 2005, quando estreou no esporte. Nas vitórias, são seis por nocaute e 12 por finalização.
UFC-138
Card principal – a partir de 18 no canal Combate
Chris Leben (84kg) vs. Mark Munoz (84kg)
Renan Barao (61kg) vs. Brad Pickett (60kg)
Papy Abedi (77kg) vs. Thiago Alves (78kg)
Cyrille Diabate (93kg) vs. Anthony Perosh (93kg)
Terry Etim (70kg) vs. Edward Faaloloto (70kg)
Card preliminar – partir de 15h30
Justin Edwards (77kg) vs. John Maguire (77kg)
Rob Broughton (117kg) vs. Philip De Fries (110kg)
Michihiro Omigawa (65kg) vs. Jason Young (65kg)
Chris Cope (77kg) vs. Che Mills (76kg)
Chris Cariaso (61kg) vs. Vaughan Lee (61kg)
