Os brasileiros estão mandando no UFC. Além de três campeões nas sete divisões disputadas no evento, o manaura de nascença e cearense de coração Diego Brandão se sagrou há pouco vencedor peso pena (66kg) da edição 14 do reality show The Ultimate Fighter.
Com um estilo agressivo e socos contundentes ele dominou o rival Dennis Bermudez e por pouco não o nocauteou. Porém, num contragolpe Bermudez atingiu o queixo do brasileiro que chegou a cair na lona, mas foi capaz de se recuperar da pancada.
No fim, Diego encaixou uma chave de braço justa e obrigou o oponente a desistir da luta. Todos esses lances de perigo se passaram no round 1. Os quatro rivais de Diego no reality foram derrotados nos cinco minutos iniciais. Ele assina agora um contrato de seis lutas com o UFC já como um dos possíveis candidatos ao cinturão. Faixa-preta de jiu-jitsu, Diego agora está sob a tutela do treinador Greg Jackson com parceiros de time do calibre de Jon Jones, campeão meio-pesado.
O futuro de Diego tem tudo para ser brilhante. Mas ainda falta muito para ele chegar ao nível do campeão dos penas José Aldo. Com 14 vitórias e sete derrotas no cartel, ele faz história ao se garantir como primeiro brasileiro a ser coroado campeão do TUF. Outros três já tinham tentado isso sem sucesso
O momento mais esperado do TUF 14 finale pôs frente a frente os treinadores rivais dessa edição do reality. O inglês Michael Bisping e o americano Jason Miller tinham se provocado nos últimos meses e subiram no octógono como arquiinimigos. Em 15 minutis Bisping trucidou Miller com socos precisos apesar da falta de potência. No fim, Miller reconheceu que Bisping é um atleta talentoso.
Bisping ta a um passo da disputa de cinturão na divisão até 84 quilos dominada por Anderson Silva. Mas antes deve encarar mais um duelo. Talvez contra Chael Sonnen. Dessa luta sairia desafiante ao título. Entretanto isso ainda é mera especulação. O fato é que o inglês já tem currículo e popularidade para ter a chance de ser campeão.
Além da categoria dos penas, o TUF 14 também promoveu uma competição entre pesos galos (61kg). O sempre risonho John Dodson provou mais uma vez que tem uma das mãos mais pesadas da divisão com um nocaute avassalador no round 1 sobre TJ Dillashaw.
Diego Brandão encaixa a chave de braço que definiu o combate (Foto: Agência Getty Images)
Resultados dos evento:
Card principal:
– Michael Bisping derrotou Jason Miller por nocaute técnico no 3R;
– Diego “Ceará” Brandão finalizou Dennis Bermudez com um armlock no 1R;
– John Dodson derrotou TJ Dillashaw por nocaute técnico no 1R.;
– Tony Ferguson derrotou Yves Edwards por decisão unânime dos jurados.;
– Johnny Bedford derrotou Louis Gaudinot por nocaute técnico no 3R;
Card preliminar:
– Marcus Brimage derrotou Stephen Bass por decisão unânime dos jurados;
– John Albert derrotou Dustin Pague por nocaute técnico no 1R;
– Roland Delorme finalizou Josh Ferguson com um mata-leão no 3R;
– Steven Siler derrotou Josh Clopton por decisão unânime dos jurados;
– Bryan Caraway finalizou Dustin Neace com um mata-leão no 2R;



