Por Pedro Marques
Há exatos 10 anos foi realizada uma das lutas mais comentadas de todos os tempos no MMA. Diante de mais de 90 mil pessoas, no Estádio Nacional de Tóquio, Rodrigo Minotauro finalizou o gigante Bob Sapp pelo Pride Shockwave, feito que para muitos na época era quase impossível.
Rodrigo, que foi detentor dos cinturões dos pesados do Rings, Pride e UFC, apontou o duelo como o mais importante em sua trajetória no esporte, e que mesmo depois de uma década o combate é o mais lembrada por seus fãs.
– Essa luta não foi de título, mas sem dúvida é a que mais marcou a minha carreira. Mesmo depois de tanto tempo as pessoas ainda me param na rua para me perguntar sobre ela, esse combate realmente ficou na cabeça dos fãs. Ultimamente tenho dado muitas palestras e sempre uso esse duelo como um exemplo de superação – disse o líder da Team Nogueira.
Minotauro guarda grandes recordações do evento japonês, casa de grandes duelos, como Rogério Minotouro vs Maurício Shogun, Mirko Cro Cop vs Fedor, entre outros.
– Tenho muitas saudades dos tempos do Pride e da torcida japonesa. Foi um lugar onde foram protagonizados muitos dos maiores clássicos do MMA, para mim foi a época de ouro do nosso esporte. Tenho muitos orgulho de ter feito parte dessa história.
ESPECIALISTAS COMENTAM DUELO HISTÓRICO
Rogério Minotouro
– O Bob Sapp vinha atropelando todo mundo com menos de um minuto e ninguém queria enfrentar ele. Nós tínhamos certeza que iria ser uma pedreira. Dois dias antes da luta nós encontramos o Sapp correndo no maior gás na esteira, passou uma hora e o cara não parava, ai eu virei para o Rodrigo e comentei “esse negão não cansa não”? Ferrou (risos). A luta teve quatro interrupções, faltou luz, mas no fim deu tudo certo.
Richard des Fortest (Mestre de Savate)
– Na época foi uma luta impressionante. O Minotauro vinha de uma grande sequência de vitórias, e de repente acharam o Bob Sapp. Foi uma das maiores desproporções físicas já vista no MMA. No começo do combate dava impressão de que ele iria jogá-lo para fora do estádio. Embora o Sapp não fosse um lutador de elite, ele era um monstro e tinha noção de luta. O Rodrigo foi para o combate com a coluna machucada, ele foi guerreiro e teve muita coragem para vencer. Com certeza é uma das dez maiores de todos os tempos.
Everaldo Penco (Treinador de MMA)
– Para mim foi um divisor de águas no MMA. Falava-se muito do tamanho e da forca do Sapp, mas nós que conhecíamos o Rodrigo acreditávamos em uma finalização. Foi uma verdadeira guerra. O Minotauro mostrou que é uma referência para qualquer pessoa que queira praticar um esporte de contato. Teve muita perseverança e foco.
