Por Pedro Marques
O mestre de Savate e faixa preta de jiu-jitsu Richard des Forest participou no início de agosto de um grande evento de artes marciais em Minas Gerais. O treinador da Team Nogueira foi passar seus ensinamentos a pedido de Carlos Nunes, representante da Chakuriki, umas da maiores academias de muay thai do mundo. O Brasil é o único país onde existe uma filial da tradicional escola holandesa, que tem como principal nome a lenda do K1 Peter Aerts.
– Tive o prazer de ministrar um seminário de Savate em Juiz de Fora a convite do mestre Carlos Nunes. As aulas foram bem selecionadas e tiveram mais de 45 alunos – explicou o técnico, que já treinou lutadores como Anderson Silva e Minotauro.
Richard agradeceu a hospitalidade e disse acreditar que iniciativas como essa são muito importantes para lutadores e mestres.
– Fui muito bem recebido, o que mostra que as lutas de contato no Brasil estão tendo uma excelente interação. Esse intercâmbio de técnicas é ótima para o crescimento de atletas e professores – afirmou.
Ao final do seminário, Richard des Forest foi congratulado devido aos seus conhecimentos em thai boxe, como é conhecido o muay thai holandês.
– No encerramento do curso fui homenageado como treinador grau preto em muay thai pela BMTA (Brazil Muay Thai Association). Me senti muito honrado e feliz, e é algo que veio somar muito ao meu currículo – concluiu.
