Foto Deive Coutinho
O bairro boêmio da Lapa no Rio de Janeiro é mundialmente conhecido como um dos maiores pontos turísticos carioca. O que poucos sabem, é que esse bairro tão eclético também está se tornando um berço de atletas talentosos e reconhecidos no mundo do MMA. Um deles é Gustavo Faray, conhecido como “Careca”, líder da equipe Careca MMA Team (CMT).
Ele é nascido e criado no local, e se tornou um grande atleta de Luta Livre Esportiva, conquistando importantes títulos da modalidade na década de 90. Formado pelo grande mestre Eugênio Tadeu, um dos pioneiros dos antigos Vale Tudo, ele seguiu o mesmo caminho, e também conquistou títulos no MMA.
Hoje formado em Educação Física, “Careca” se dedica na carreira de treinador, e já se mostra um grande profissional na área. Seus atletas participam dos maiores eventos nacionais. Não visando apenas o lado profissional, ele também ministra projetos sociais em comunidades carentes, revelando novos talentos.
Outro talento do bairro é Luiz Jorge da Dutra Junior, conhecido como “Besouro”. Atleta da renomada equipe RFT, liderada pelo treinador Márcio Cromado, ele ficou conhecido em todo o país ao participar do TUF Brasil 2. Com o seu talento incontestável, “Besouro” foi contratado pelo UFC, o maior evento de MMA do planeta. Ele auxilia e treina nos projetos sociais de Gustavo Careca, sendo inspiração para crianças e jovens das comunidades carentes que sonham com uma vida melhor.
Pergunta para Gustavo:
Sendo idealizador de projetos sociais, como você vê a Lapa hoje?
“O que as autoridades não enxergam é que a Lapa não é só área de lazer. Existe também moradores, que na sua maioria são de baixo poder aquisitivo. Entre eles crianças, jovens e idosos que necessitam de projetos ligados a esporte, saúde e cidadania”.
Pergunta para Besouro:
A Lapa já foi palco de duas pesagens do UFC, como seria a terceira com você no card?
“Imagino que ia ser a maior loucura! Moro ali desde que nasci… brinquei em todos aqueles cantos, conheço tudo ali e sou muito conhecido naquele lugar… na verdade seria um sonho!”
