Fotógrafo de Maricá é destaque em prêmio internacional de fotografia esportiva

O nosso fotógrafo João Baptista, de 43 anos, residente em Itaipuaçu, distrito de Maricá, está entre os 10 melhores da América no prestigiado AIPS Sport Media Awards 2023. Conhecido no mundo das lutas pelo apelido “Psicótico”, João se destacou em um concurso que reuniu mais de 1880 fotógrafos de 140 países.

A competição, realizada em Barcelona, Espanha, teve suas fotos analisadas por um painel de especialistas, incluindo membros do Comitê Executivo e do Júri. Entre os finalistas, além de João, estavam outros brasileiros renomados como André Durão, Ivo Gonzalez e Dennis Calçada.

João Baptista, fundador do site de MMA “Psicóticos por Vale Tudo”, competiu com uma fotografia fora do seu estilo habitual. O clique, capturado na edição 117 do evento Shooto Brazil em abril do ano passado, buscou mostrar a essência esportiva dos combates. Intitulada “Opponents not Enemies” (Oponentes e não Inimigos), a foto destaca a importância da integridade física dos adversários e a efemeridade da rivalidade, que termina ao final da luta.

O AIPS Sport Media Awards, criado em 2018 por Merlo Gianni, tem como diretor Martin Mazur e visa premiar e divulgar o trabalho de fotojornalistas esportivos ao redor do mundo.

Reconhecimento crescente

Esta não é a primeira vez que João Baptista recebe reconhecimento. Em 2021, ele foi agraciado com o título de melhor fotógrafo brasileiro de lutas pelo Troféu Marco Ruas, uma homenagem ao criador do MMA. Este prêmio foi um incentivo crucial para que João continuasse seu trabalho no mundo das lutas, um meio onde o apoio muitas vezes é escasso.

Com a sétima edição do prêmio programada para 2024, as expectativas de João são altas. Ele pretende continuar se destacando e disputar novamente as melhores colocações na “copa do mundo de fotografia esportiva”.

Obrigado pela sua opinião !

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.