MMA na APEC-Cooperação Econômica Ásia-Pacífico

Como convidado especial, o Brasil terá representantes no maior evento coreano

Foto: Arne Lee

Mestre Kim é uma das maiores autoridades do Taekwondo no Brasil, terceiro gestor da primeira academia da modalidade no país, junto com o Grão Mestre Gak Soo Lee, presidente da The World X-Impact Federation, receberam, no dia 06 de setembro de 2025, na Churrascaria Laço Aclimação em São Paulo, atletas, treinadores, árbitros e imprensa para apresentar a próxima edição do WXF, que acontecerá no dia 30 de outubro, para celebrar o início da APEC – Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que reunirá entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro representantes de 21 países na cidade de Gyeongju, na Coreia do Sul.

O Brasil, berço do MMA, é o país convidado e terá como representantes confirmados os atletas ex-UFC Marcos Rogério “Pezão”, Vinícius Mamute, Gian Siqueira “Pit Bull”, Tatiane Aguiar e Michele Oliveira, além dos árbitros Marcio Laselva e Charyana Gamballe, e alguns outros nomes que podem ser confirmados em breve. 

“O Brasil não faz parte da APEC, mas não poderia ficar de fora de um evento de MMA, que contará com atletas de diversos países, até porque, o responsável pelo WXF nas regiões Pan-americanas é o meu amigo Mestre Kim.” Explicou o Grão Mestre Lee.

Além deste evento comemorativo na APEC, a programação do WXF é realizar uma Copa do Mundo de MMA durante todo o ano de 2026, com aproximadamente 640 atletas de 128 países, que disputarão eliminatórias regionais e as finais na Coreia.

Questionado sobre as regras dentro do Octógono, GM Lee respondeu que são praticamente as mesmas utilizadas atualmente, com algumas pequenas mudanças como rounds de 4 minutos e, para priorizar a segurança e a integridade física dos atletas, as cotoveladas na cabeça no ground and pound serão proibidas.

Outra novidade é o Octógono, que vai permanecer neste formato, mas com cordas no lugar das grades, que trará ao público mais visibilidade da luta e proporcionará mais segurança para os atletas.

“Fui atleta profissional e procuro trazer para o evento a segurança e a preservação da integridade física dos atletas, este é o principal motivo para estas mudanças. Nossa proposta é realizar uma verdadeira Copa do Mundo, com representantes dos mais diversos países de todos os continentes, fazendo com que o MMA atinja um patamar ainda mais elevado.” Finalizou GM Lee.

Também marcaram presença na apresentação da próxima edição WXF as atletas do UFC Carol Rosa e Denise Goes, o atleta japonês Takanofuji Sanzo, o peruano Óscar Ravello, além dos treinadores Daniel “Viking”, Alisson Batista, Nenê Silva e Mestre Marcelo Chagas entre outras personalidades do mundo da luta.

*Grão Mestre Gak Soo Lee, presidente da The World X-Impact Federation e campeão de MMA nos EUA, Japão, México, Vietnã, Coréia, entre outros títulos.

Obrigado pela sua opinião !

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.