Da periferia para o octógono: Alan Nuguette é promessa do MMA brasileiro

Alan Nuguette, peso-leve da equipe XGym, já acumula títulos importantes em seu currículo.  É o atual campeão peso-leve do Bitetti Combat, um dos eventos mais tradicionais do MMA brasileiro. Em 2013, Alan brilhou em sua estreia no UFC: levou Garett Whiteley à lona com um nocaute fulminante, no card preliminar em Barueri. Agora, Nugette se prepara para sua segunda luta no Ultimate. Ele vai encarar o canadense John Makdessi no UFC 169, evento de 1º de fevereiro em Newark, EUA.

O talento e o desempenho do lutador se destacam, e chamou atenção de Ronaldo Jacaré, seu padrinho no MMA. Com 11 vitórias na carreira e nenhuma derrota, o brasileiro de 30 anos tem motivos para comemorar. Mas a história de lutas e vitórias de Alan começou bem antes do ringue: filho de pais alcoólatras, trabalhou como engraxate na adolescência e foi morador de rua em Brasília (daí a explicação para seu apelido, nome parecido com o de uma marca de graxa). Nuguette, que se de define como cigano, já morou em várias cidades do Brasil, como Manaus, Brasília, Floripa e Fortaleza. Atualmente reside no Rio de Janeiro, na comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes. 

Nascido e criado em Jacareí-SP, Nuguette iniciou no mundo das artes marciais aos 13 anos.  Ao deixar a cidade com o pai e seus cinco irmãos, foi morar com a avó em Brasília, em uma pequena casa na periferia com três famílias. A mãe, que era alcoólatra, abandonou a família e foi morar em Minas Gerais. Alan ajudava o pai no trabalho como marceneiro, mas as dificuldades o fizeram ir para a rua ganhar os dias como engraxate no Plano Piloto. Rodeado pelo tráfico de drogas e pelo crime, Alan viu no esporte uma chance de construir uma nova vida. Foi através dos amigos que conheceu a capoeira. O adolescente sonhava em praticar o esporte, mas não tinha condições financeiras para treinar. Foi quando sua coragem e determinação prevaleceram, e ele começou a treinar de favor.

“Era muita gente dentro de casa. Engraxava Brasília inteira e dormia na rua em qualquer canto, até no brinquedo do Mc Donald’s. Quando cheguei à capoeira o professor pediu pra gente lavar o pé, as unhas, cortar o cabelo e chegar meia hora antes das aulas. Eu treinava todo dia, fazia todos os horários, era o faz tudo da academia, limpava… e mesmo fraco e com fome, queria aprender tudo” lembra Nuguette.

Com 16 anos Alan conheceu o Jiu-Jitsu, “era magro e caía muito na capoeira, meus amigos me falaram do Jiu-jitsu e eu nem sabia o que era um quimono. Tomei muita pancada, mas agradeço a eles até hoje, pois me tornei o que sou graças a isso” se diverte contando.  Aos 22 anos Nuguette passou por uma crise e pensou em desistir da carreira como lutador. “As coisas não aconteciam, minha irmã dizia para eu arrumar um emprego, já estava ficando

decepcionado com a luta” diz. Foi quando se mudou para Manaus, a convite do amigo Alexandre Capitão, para começar a treinar MMA. Foi na capital do Amazonas que conquistou sua sonhada formação profissional e morou até 2012. Lá conheceu Ronaldo Jacaré e se tornou seu pupilo e amigo. Em 2005, Alan fez sua estreia profissional. Hoje treina na XGym e é o atual campeão peso-leve do Bitetti Combat, um dos eventos mais tradicionais do MMA brasileiro.

Assessorado pelos empresários D’Angelo e Javier, da D’avier Produções, o atleta é uma das mais recentes promessas do Brasil promovidas ao UFC e está em busca de patrocínio. O lutador se prepara para sua próxima luta com o canadense John Makdessi e já estuda sua estratégia para derrotá-lo “Vou levá-lo para o chão e arrasar com ele!”. Nuguette sonha em conquistar o cinturão do UFC daqui a quatro anos. “Sabia que o esporte ia me levar em algum lugar. Agora estou no ciclo olímpico e só quero vencer” afirma Nuguette.

Anúncios

Obrigado pela sua opinião !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.