Rousimar Palhares em nota oficial fala sobre ocorrido no WSOF 22

No intuito de manter com a comunidade do MMA brasileiro e mundial o respeito e a transparência necessários ao pleno entendimento de todos aqueles que, unidos, reconhecem o valor do esporte e da tolerância que o esporte pode proporcionar, venho a público reconhecer e esclarecer a dúvida gerada por conta da interpretação dos fatos ocorridos em minha luta contra Jake Shields, no último sábado (1), em Las Vegas (EUA).
Toquinho
Primeiramente, gostaria de expor minha opinião no que se refere ao profissionalismo e fair play. Falta de profissionalismo e fair play, para mim, é quando um adversário passa semanas dando declarações na mídia de que buscaria me lesionar seriamente a qualquer custo. Acredito que existam várias maneiras de se promover uma luta, mas não devemos jamais incentivar a violência em troca do ódio, o mundo já está cansado de guerras. Se queremos que o MMA seja um esporte, atitudes como essa deveriam ser coibidas para promovermos valores positivos, como todos os esportes profissionais e olímpicos fazem.

Na minha concepção, falta de profissionalismo e fair play teve o meu oponente que me deu um soco no rosto propositadamente ao término da luta e arremessou sobre mim objetos enquanto enquanto eu concedia uma entrevista à equipe do USA Tosay Sports falando a respeito da minha vitória. Além disso, foi inconcebível o fato de seus treinadores/córners tentarem invadir o cage para me agredir deliberadamente.
A mistura de todas as artes marciais que envolvem o MMA, muitas vezes não permite que o grande público tenha total conhecimento sobre a complexidade dos movimentos que nós lutadores fazemos dentro do cage.  Durante a luta, Shields e eu passamos por diversos momentos de disputa de posições na luta agarrada, minha consciência é plena de que, se meus dedos atingiram os olhos do meu adversário, em momento algum foi algo intencional. Além disso, por diversas vezes o queixo do Shields atingiu meus olhos, simplesmente estávamos competindo por cada espaço, cada centímetro.
É muito comum no MMA, por erro de cálculo, o atleta ser atingido por chutes nas partes genitais, assim como nos olhos, invariavelmente. Lembro a vocês que, em nenhum momento da luta, Shields solicitou auxílio médico ou um tempo para recuperar-se de uma possível lesão causada pelo meu dedo, o que poderia até ter terminado o combate como um No Contest.
Toquinho
Não julgo correto o Shields justificar uma derrota legítima com esse argumento. Todo atleta de MMA, deve saber respeitar a vitória e a derrota, e não tentar polemizar situações que não tiveram interferência nenhuma no resultado da luta.
Me dediquei muito nos treinos para esse combate, e não arriscaria nada para colocar em dúvida minha vitória e meu cinturão. Simplesmente, fiz o meu trabalho e finalizei um atleta que nunca na carreira havia sofrido este tipo derrota. O surpreendi com uma kimura num movimento bastante técnico, que muitos não imaginariam que poderia acontecer. Isso sim, é o que deveria ser exaltado pela mídia.
Com relação ao tempo para soltar a finalização, isso é algo que tenho trabalhado bastante, sou humilde o suficiente para assumir as coisas que preciso melhorar. Porém, entendo que o árbitro poderia estar mais bem posicionado e ter interferido de uma melhor forma.
Não sou uma pessoa maldosa, caso fosse poderia ter, de fato, quebrado o braço do Shields. Tenho força suficiente para o tal, no entanto, com cerca de 1,06 segundos após o contato do árbitro tive o reflexo de liberar a finalização e comemorar a vitória. Cada atleta tem uma adrenalina diferente, é nítido no vídeo o movimento de reflexo do meu corpo ao sentir o toque do juiz, não continuei a aumentar a pressão ou ajuste no golpe, simplesmente larguei o braço.
Já passei por muitas situações difíceis na minha vida pessoal e esportiva. Tenho mais de 20 lutas na carreira, e ninguém nunca nomeará um único adversário que quebrou o braço ou a perna lutando comigo, nunca encerrei a carreira de ninguém por lesão. Jamais deixei ninguém cego, ou enfiei o dedo propositadamente nos olhos de um adversário. Isso é real, são fatos.

Rick Monstro e Toquinho posam ao lado de Erivan Conceição

Rick Monstro e Toquinho posam ao lado de Erivan Conceição

Alguns veículos adoram um vilão, seja um falastrão estilo bad boy, ou alguém para ser rotulado como o lado perverso, o lado obscuro, no melhor estilo dos filmes de Hollywood, mas esse personagem não sou eu, não sou ator de filme de terror, sou apenas um atleta que ama o jiu-jitsu. Infelizmente, o fato de não dominar o inglês, não permite que minha visão acerca do assunto seja externada para desmistificar essa imagem que não condiz com os valores que prezo na vida.

Não concordo com a decisão de ser suspenso e punido com a perda do cinturão, mais tenho que aceitar.  Estamos sujeitos a isto quando assinamos um contrato para participar de um show . O que não aceito é estar sendo chamado de lutador sujo. Durante toda minha preparação para esta luta, Shields falou muitas coisas sobre mim e minha família, além de se aproveitar inúmeras vezes do fato de eu não falar inglês para gerar um clima de animosidade . Por muitas oportunidades, as pessoas mais próximas de mim não me falavam sobre esses insultos, para que eu não perdesse a minha concentração. Este tipo de atitude, sim, é uma coisa suja. Usar isso para promover um combate é lamentável. Ele já sabia que iria perder e tentou de todas as formas me atingir. No decorrer de nossa luta, dei todas as oportunidades para ele mostrar suas habilidades no jiu-jitsu, mas ele não fez nada e, como sempre, só amarrava a luta.

Para finalizar, gostaria de dizer ao Sr. Shields que não é necessário todo esse drama para ter uma revanche. Eu aceito qualquer desafio com você. Desta vez, não te darei oportunidades para reclamar, pois irei te nocautear.

Anúncios

Obrigado pela sua opinião !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s