Amazonense Paulo Victor Souza é convocado para Copa do Mundo de Clubes de Luta Olímpica 2015

O lutador amazonense Paulo Victor Santos de Souza foi convocado para disputar a Copa do Mundo de Clubes de Luta Olímpica 2015 (Estilo Livre), no período de 25 a 28 de novembro, no Irã, um dos berços do wrestling e terra de campeões mundiais e olímpicos.

Luta Olímpica - Na foto, o amazonense Paulo Victor - de vermelho - Divulgação CBW 3

Luta Olímpica – Na foto, o amazonense Paulo Victor – de vermelho – Divulgação CBW 3

“Sem dúvida essa convocação é um divisor de águas na minha carreira. Lutar no Irã é a realização de um sonho”, comenta Paulo Victor, que tem 1,84m de altura e compete na categoria até 97 kg.

Aos 24 anos, Paulo Victor é o único amazonense na lista extraoficial da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW). O chamado pela entidade máxima da modalidade anima o lutador de Manaus, que sonha com uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

“Essa convocação para compor a seleção é importante porque me coloca entre os atletas que poderão formar a equipe pré-olímpica e disputar as seletivas para os Jogos Rio 2016”, enfatiza Paulo Victor.

Origem em projeto social

Paulo Victor começou a carreira no projeto social de luta livre do mestre Júnior Lopes, na Cidade Nova. Entre os anos de 2011 a 2012, passou a treinar luta olímpica com o técnico e atleta Waldeci Silva na UniNilton Lins. Foi o trampolim para grandes conquistas no esporte verde e amarelo.

A primeira medalha foi a de bronze no Campeonato Brasileiro de 2013, em São Paulo. Em 2014, no Rio de Janeiro, novamente ele ficou em terceiro em sua categoria. No mesmo ano, ele foi convocado para o Sul-Americano e voltou para Manaus com uma medalha de bronze.

Em 2015, Paulo Victor novamente integrou a seleção brasileira de wrestling. A temporada continuou brilhante para o manauara, que faturou em São Paulo a medalha de ouro do Campeonato Brasileiro Universitário.

Paulo Victor é atleta lapidado pelo técnico cubano Dagoberto Arbolaez no CT de wrestling da Vila Olímpica. Ele é beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta da Prefeitura de Manaus.

Palavra da federação

O presidente da Federação Amazonense de Luta Olímpica (Falle), Helton Henrique, comentou a convocação.

“Ficamos felizes de conseguir emplacar novos atletas na seleção brasileira principal. Estamos num processo de revelar novas promessas para futuras convocações e assim manter a tradição do Amazonas de revelar talentos para a seleção nas categorias de base e principal, contribuindo com o trabalho da nossa confederação (CBW) para o crescimento da nossa modalidade”.

Luta Olímpica - Na foto, o amazonense Paulo Victor - de vermelho - Divulgação CBW 1

Luta Olímpica – Na foto, o amazonense Paulo Victor – de vermelho – Divulgação CBW 1

Para Helton, a convocação de Paulo Victor é a certeza de que a federação está trabalhando de maneira correta e organizada.

“Essa também é uma vitória particular de nosso treinador internacional Dagoberto Arbolaez, que é o principal responsável pela mudança e melhoria técnica de nossos atletas. Somos gratos a ele por tão brilhante trabalho”, finalizou o dirigente da Falle.

Anúncios

Obrigado pela sua opinião !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s