Edvaldo Gameth venceu o ex-Pride Wagner Zuluzinho por desistência no final do primeiro round na luta principal do Imortal FC 9 – The Black Giant, realizado no último final de semana em São Luís do Maranhão. Mas o que chamou a atenção, infelizmente, foram as cenas lamentáveis protagonizadas pelos pesos-galos Walter Aires Neto e João Elias Alicate, que se agrediram após o árbitro interromper o combate para uma avaliação médica devido a um corte no rosto de um dos lutadores, aos 3 minutos e 19 segundos do primeiro round.
(Foto:Track Motions Studio)
Enquanto o árbitro olhava para fora do cage a espera do médico do evento, Alicate provocou e colocou um cruzado no rosto de Aires, que respondeu com mais golpes, incluindo dois chutes altos que acertaram o rosto do rival. Os dois só pararam quando integrantes dos corners e o staff invadiram o cage para separá-los. Os lutadores foram desclassificados e a luta terminou sem resultado. Presidente do evento, Stefano Sartori condenou a atitude dos atletas e anunciou medidas punitivas.
“Gostaria de pedir desculpas em nome do Imortal FC e reiterar que nós não concordamos com atitudes antidesportivas em nossos eventos. Ambos os atletas foram desclassificados da luta, receberam a punição contratual cabível e também um gancho de 12 meses de qualquer evento promovido pelo Imortal FC”, avisou o empresário, que também agradeceu ao público maranhense pela receptividade. “O Imortal FC 9 foi um grande sucesso, nunca tivemos tanta exposição da nossa marca, tanto nacional quanto internacional. Gostaria de agradecer aos fãs do Maranhão e aos nossos parceiros André Bradar e Maré Alta Comunicações, nas pessoas de Silvio e jota”.
Gameth ignora pouco tempo de preparação e “repete feito” de Fedor
Ao aceitar substituir Cabo Job no combate contra Wagner Zuluzinho a poucas semanas do evento, Edvaldo Gameth revelou que sua principal motivação era poder repetir o feito de Fedor Emelianenko, que obrigou o gigante a desistir após uma série de golpes em luta válida pelo extinto Pride em 2005, ou o de Rodrigo Minotauro, que o finalizou um ano depois, também no evento japonês.
Pesando 97kg contra 159kg do rival, Gameth usou a estratégia da movimentação para sair do raio de ação de Zuluzinho, atacou com chutes na perna e em um determinado momento conseguiu ficar em vantagem no chão, embora tenha permitido que o gigante levantasse. O enredo se repetiu até o final do primeiro round. No intervalo para o segundo, porém, Zuluzinho avisou que não tinha mais condições de seguir na luta e Gameth foi declarado vencedor.
O presidente do evento tratou de tranquilizar os fãs em relação às condições de luta de Wagner Zuluzinho.
“O Imortal FC apostou na figura lendária do Zuluzinho pensando em dar ao público um show de entretenimento e felizmente fomos muito bem sucedidos. Gostaria de ressaltar que o Zuluzinho passou por inúmeras avaliações médicas e estava liberado clinicamente para lutar. Gostaria de agradecer publicamente a esse guerreiro por ter aceitado o desafio e ter feito parte da história do Imortal. Nossas portas estão abertas para ele”, declarou Sartori.

(Foto:Track Motions Studio)
Confira abaixo os resultados completos do evento:
Imortal FC 9 – The Black Giant
São Luís-MA
02 de junho de 2018
Peso aberto: Edvaldo Gameth venceu Wagner Zuluzinho por desistência no R1
93kg: Caio Leão venceu Ferreira Blindado por nocaute técnico no R1
66kg: Samuel Paiva venceu Nonato Shaolin por nocaute técnico no R2
61: João Elias Alicate e Walter Aires foram desclassificados e a luta terminou sem resultado
57kg: Monique Bastos finalizou Conceição Oliveira cum um armlock no R1
70kg: Dowver Cruz finalizou Tizim Gladiador com um triângulo no R3
61kg: Altamiro Mão de Pedra venceu Joelson Mac Pão por decisão unânime
100kg: Ed Monstrosapo venceu Helry Trindade por nocaute técnico no R1
61kg: Janderson Alicate venceu Leonardo Cândido por nocaute técnico no R1
Muay Thai 65kg: Leonardo Belfort venceu Julio Assunção por nocaute técnico no R2
