Do interior do Rio para o mundo, Atleta de Arraial se destacando nas competições de jiu jitsu nos EUA

O atleta de Arraial do Cabo – Região dos Lagos, interior do Rio de Janeiro –  Marcelo Costa, 23 anos, conheceu o Jiu-jitsu no ano 2002, aos 11 anos de idade, em um Projeto Social coordenado pelo Mestre Joamir Mello (faixa preta do Hélio Gracie, principal difusor do esporte no Brasil). No entanto, somente em 2011, quando a paixão pelo jiu-jitsu falou mais alto, o atleta cabista resolveu que se dedicaria e correria atrás do seu sonho: viver para e pelo jiu-jitsu. Nesse ano, com o apoio da sua família e dos seus amigos de treino, começou a competir as principais etapas dos campeonatos estaduais, o que lhe rendeu o título de Campeão Estadual de Jiu-Jistu na faixa azul e, além disso, o Vice-Campeonato Brasileiro NOGI (sem kimono), quando recém completara 20 anos de idade.

Foto: Arquivo do atleta

Foto: Arquivo do atleta

No ano seguinte, além de disputar e vencer algumas etapas de campeonatos locais e estaduais, decidiu que para atingir os seus objetivos, precisava ir mais longe. Desse modo,  com muita força de vontade nos treinos e, também, para conseguir alguém que acreditasse nele e estivesse disposto a ajudá-lo, o cabista destemido foi em busca de uma oportunidade no Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship e, sem patrocínio e com pouquíssimo auxílio financeiro, apenas o apoio de alguns empresários locais, entre eles o Junior “Chuchu” Pacheco, disputou duas seletivas para o evento, a primeira em Natal – RN e a outra em Gramado – RS. Na ocasião, apesar dos ótimos resultados nas seletivas, não conseguiu classificação para embarcar para Dubai.

Foto: Arquivo do atleta

Foto: Arquivo do atleta

Após ter tido a oportunidade de estar entre os melhores do Brasil nas seletivas de acesso ao Mundial de Abu Dhabi, Marcelo, em função de lesões ocasionadas pela forte rotina de treinos e poucas atividades de preparação física especificas – essenciais aos atletas de ponta como ele – devido à falta de apoio, associadas à recente descoberta de que sua namorada estava grávida, precisou manter-se afastado das competições para ajudá-la durante o período de sua gestação. O atleta relata que “2013 foi um ano difícil, devido à lesão no ombro, mas por outro lado um momento importantíssimo, pois foi o nascimento de meu filho, Aquiles” e, segundo ele, “isso serviu de motivação para treinar forte e voltar às competições”.

Foto: Arquivo do atleta

Foto: Arquivo do atleta

Em 2014, já com a família constituída, Marcelinho, como é conhecido entre os amigos, dividido entre as obrigações de pai de família e atleta faixa roxa, trouxe o primeiro título para o seu filho: o de Campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu. Nesse mesmo ano, com muita dedicação conseguiu arrecadar fundos através de doações e eventos realizados pela equipe para disputar o mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) realizado em Long Beach, na Califórnia.

Foto: Arquivo do atleta

Foto: Arquivo do atleta

Treinando na Academia BJJ Life Style Academy, do empresário e Coach “Brazillian” Mike Rethmeyer,  o ano do caiçara começou muito bem.   Já nesse ano, foi campeão do NAGA (North American Grappling Association) Championship realizado em Knoxville/Tenesse nas categorias “expert” NOGI e Campeão na categoria com kimono “Leve”. Além desses feitos, o cabista casca grossa foi Vice-campeão Estadual de Missouri na categoria “Leve” e no “Absoluto” (sem restrição de peso) e, também, 3° colocado no Chicago Spring International Open da IBJJF.  Longe da esposa e do filho, que permanecem no Brasil, mas com a certeza de todos de que ele está no caminho certo, recebe hoje total apoio do seu Coach, Rethmeyer, que inclusive iniciou uma Campanha no EUA para arrecadar fundos e, assim, conseguir unir novamente os amores de Marcelo: sua família e o Jiu-jitsu.

Anúncios

Um comentário sobre “Do interior do Rio para o mundo, Atleta de Arraial se destacando nas competições de jiu jitsu nos EUA

Obrigado pela sua opinião !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.