Tanquinho aposta no jiu-jitsu para vencer no UFC

Brasileiro busca seu primeiro triunfo na organização diante de Frankie Saenz neste domingo, dia 15, em Phoenix

Augusto Tanquinho nova fera brasileira no UFC(Divulgação/Legacy FC)

Augusto Tanquinho nova fera brasileira no UFC(Divulgação/Legacy FC)

Desde o dia 22 de fevereiro de 2016, dia seguinte ao da estreia no octógono, Augusto “Tanquinho” Mendes desejava pelo dia em que entraria em ação novamente. Pouco menos de um ano se passou, e ele finalmente terá seu desejo realizado. Neste domingo, dia 15 de janeiro, o carioca mede forças com Frankie Saenz no card preliminar do UFC Fight Night 103, em Phoenix, no Arizona (EUA), em busca da primeira vitória na organização. Para isso, ele aposta em seu eficiente jiu-jitsu. O canal Combate transmite todas as lutas do card do evento, ao vivo, a partir de 21h (horário de Brasília).

O motivo para os longos meses de ausência de Tanquinho das competições foi uma lesão no joelho esquerdo, e a recuperação passou por cirurgia no ligamento cruzado e intenso trabalho de fisioterapia. Há dois meses treinando forte para recuperar o ritmo de luta e o tempo perdido, o faixa-preta de jiu-jitsu encara o duelo contra Saenz como sua “verdadeira estreia” pelo UFC.

 

Para minha primeira luta no Ultimate, entrei em cima da hora para substituir o John Lineker, que havia se lesionado. Tive uma semana para baixar o peso e desenvolver uma estratégia para encarar um cara perigoso, que hoje é o dono do cinturão da categoria (Cody Garbrandt). Por isso, acredito que a luta de domingo será minha verdadeira estreia, e tenho no meu jiu-jitsu a principal arma para ter o braço erguido”, analisa o lutador peso-galo (até 61,2 kg).

Com o tempo ideal de preparação para uma luta, Tanquinho teve momentos de sobra para analisar o jogo de seu adversário. Com seis lutas profissionais de MMA, sendo cinco vitórias e apenas uma derrota, o brasileiro tem pela frente um experiente lutador, de 36 anos, três anos a mais que ele. Saenz amargou duas derrotas em suas últimas aparições na organização, o que deixa o triunfo ainda mais importante para ambos.

O Frankie Saenz é um cara perigoso, duro, que será um grande teste para mim. Já enfrentou nomes como Urijah Faber, Eddie Wineland, Iuri Marajó, então é bem experimentado na carreira. Será uma luta muito interessante”, acredita. “Teremos um conflito de estilos dentro do octógono. Ele é um wrestler, mas que gosta da trocação. Acredito que ele não irá para o chão comigo, mas é o que eu quero fazer nessa luta. Vai ser um bom espetáculo para os fãs”, conclui.

Tanquinho aproveitou o longo período ausente das competições para aprimorar alguns pontos em seu jogo, como a trocação, garantindo assim uma evolução desde sua última luta. Ele também aproveitou para realizar um antigo sonho: ter sua própria academia de jiu-jitsu, a AGT Academy, em Phoenix.

Me dediquei integralmente à academia enquanto estava lesionado. Foquei na infraestrutura, nas aulas de jiu-jitsu, todos os detalhes que isso requer. Foi ótimo. Quando tive a luta confirmada, parei de dar aulas e passei a me dedicar ao camp. Gui melhorando a cada dia de treino, evoluindo, ficando mais forte e rápido. Estou muito confiante”, avisa.

Anúncios

Obrigado pela sua opinião !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s