Luis Alberto Nogueira , o Betão, atleta com carreira internacional com passagem pelo Bellator, Pancrase, WFC, depois ACB e que vem de vitória no Future MMA, onde venceu um atleta ex LFA, estava com luta marcada, mas assim como a grande maioria dos atletas viu seus planos mudarem completamente devido a pandemia do novo coronavírus. O evento foi adiado, as academias fechadas e agora ele está se adaptando a uma nova rotina.
Em entrevista a Psicóticos por VT, o lutador da agencia de atleta profissionais, Diamond Selection Management do Manager, Fabio “Arará” nos contou um pouco de como está sua vida em tempos de isolamento social. A rotina mudou completamente, mas não fez com que ele parasse de cuidar do corpo e da mente. “Nós, atletas, estamos acostumados a viver na intensidade, diversos treinos de alto nível. Mas estou me mantendo com a dieta em dia, treinamento de casa, lógico que não é com alta intensidade mas tento manter correndo, a preparação física. Neste momento mas para ocupar a cabeça do que um condicionamento físico”, contou Betão.
Falando em ocupar a cabeça, o lutador conta que, no início, isso acabou o afetando emocionalmente. “Saber que eu não iria mais lutar, estava com luta marcada, que eu não iria treinar, mas esse momento não posso ser egoísta e pensar somente em mim. Tenho que pensar nas pessoas que estão ao meu lado”, disse. “É um momento que temos que aguardar. Se Deus quiser, vai dar tudo certo e logo mais estaremos de volta as atividades”.
Ele concorda que a parte emocional é importante, mas vê nos treinos, ainda que em casa, o “remédio” para isso. “Tento me manter com os treinos diários, espairecendo a cabeça, pensando positivo que tudo isso irá passar. Logo mais estaremos de volta fazendo o que realmente gostamos”.
Nova rotina
Como o adiamento de seu combate, Betão não está fazendo uma dieta restrita como os lutadores costumam fazer antes de lutas, mas ele conta que está tentando manter uma rotina: acordar cedo, tomar café da manhã, fazer o treino, como correr, almoçar corretamente. O lutador atualmente faz parte da equipe Libra CT onde realiza seus treinos de Luta Livre com Diego D1 e sua preparação física com Vitor Libra.
“Sempre tento me manter na dieta independente do momento, não para bater peso mas eu gosto de me alimentar saudável e assim me sentir bem”, conta.
Vida pós Covid
Betão ainda não tem planos para quando as coisas voltarem ao normal. “Vamos aguardar tudo se resolver, voltar a treinar em alto nível e ter o tempo para se preparar e ficar pronto para poder lutar. Mas o mais importante é o mundo se normalizar”, finalizou o lutador que tem luta marcada para Setembro no Shooto Brasil no Rio de Janeiro.